Nazaré Artificial Reefs Seaweed Planting

Através de um projeto-piloto de plantação de algas ao largo da costa sul do porto da Nazaré, a recuperação do ecossistema e a biodiversidade podem ser reforçadas.

Esta iniciativa serve de ponto de partida para formas alternativas de subsistência para a comunidade piscatória, reduzindo a pressão sobre as unidades populacionais de peixes.

 O projeto-piloto de algas marinhas contribuirá também para aumentar o oxigénio na atmosfera e apoiar sistemas e processos alternativos de produção alimentar.

As alterações climáticas são uma preocupação mundial na atualidade.

 À semelhança do que acontece com as árvores, as algas replicam o processo de fotossíntese, mas absorvem carbono que não devolvem à atmosfera, sendo assim, o método de sequestro de carbono mais permanente e eficaz. As algas sequestram ainda mais carbono porque cobrem uma área superior e crescem rapidamente.

Assim, através da estrutura flutuante vai plantar macroalgas autóctones, e com isso atrair peixes, criar habitats marinhos, em sinergia com o complexo recifal artificial funcionar como um ecossistema natural e permitir ao Município fazer a mitigação da sua pegada carbónica.

O projeto prevê Campanhas de Sensibilização/informação junto da comunidade piscatória.

Contacto principal: Joao Macedo (surfacademia@gmail.com)

TAMBÉM VAI GOSTAR

Open chat
Scan the code
Hello 👋
Can we help you?